Colunistas 
HomeColunistasCINEMÚSICA • Sony lança filme de temática bíblica

CINEMÚSICA

Sony lança filme de temática bíblica

Imprimir artigo Enviar este artigo para um amigo. 
Enquanto as bilheterias do Brasil ainda repercutem a pré-venda recordista de “Os Dez Mandamentos”, aqui nos EUA, sem muito alarde, outro filme de temática bíblica prepara seu lançamento. Trata-se de “Risen”(parece que vai ter o titulo “Ressureição” no Brasil), a ser lançado pela Sony Pictures.

O filme é uma produção da Affirm Films, responsável por “Coragem de Viver”, “Corajosos” e “Quarto de Guerra”, todos filmes de forte conteúdo Cristão. O que muda dessa vez, é que “Risen” dá um salto de qualidade cinematográfica e tenta atingir o público secular, com uma ficção bíblica, com toques de filme noir.

O filme conta com um elenco que, se não é de primeira linha, ao menos traz nomes bastante conhecidos, como Joseph Fiennes (“Shakespeare Apaixonado”), Cliff Curtis (“Dia de Treinamento”), Peter Firth (“Pearl Harbor”) e Tom Felton (“Harry Potter”). Além disso, é dirigido por Kevin Reynolds, que entre outros filmes, dirigiu também “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões”, “Red Dawn” e “Waterworld”.

Joseph Fiennes, faz o papel de um soldado romano que é designado para investigar o desaparecimento do corpo de Jesus, logo após a crucificação. Segundo Fiennes, “Risen é um incrivel conto ‘noir’. Esse é o aspecto que mais me chamou a atenção. Existem alguns toques de ‘Chinatown ‘ no personagem”. Talvez o ator esteja exagerando um pouco ao evocar o clássico filme “Chinatown” de Roman Polanski, mas pelo trailer, dá pra notar que é de fato uma produção bem acima dos filmes anteriores da Affirm.

O que me deixou um pouco confuso, é que pouco se tem falado sobre esse filme, aqui nos EUA; mesmo no meio Cristão, pouca gente está sabendo do lançamento. E olha que a Liberty University está sempre na vanguarda de produções Cristãs; mas dessa vez quase ninguém havia sequer ouvido falar em “Risen”.

Existem rumores de que a indústria de Hollywood está querendo, propositadamente, empurrar o filme pra “debaixo do tapete” e não fazer nenhum alarde sobre a produção. Há quem diga que a própria Sony Pictures comprou os direitos do filme com o firme propósito de nunca lançá-lo no mercado. E de fato, “Risen”, entre pré-produção, filmagens e lançamento, já conta com quase dez anos de processo.

Não há como saber se esses rumores tem alguma base, mas de toda forma estou ansiosíssimo para assistir a esse filme. Como disse antes, o trailer é bastante animador. Parece que dessa vez temos uma boa chance de ter um filme de conteúdo Cristão, mas com atuações profissionais e produção de primeira.

Joseph Fiennes parece bem satisfeito com o resultado final: “O filme é cinema em seu mais puro estado. Eu sou um admirador de boas estórias. E a Bíblia é a mais extraordinária fonte de narrativas, com as mais belas estórias jamais contadas”.

Só nos resta aguardar e conferir.

Um abraço,

Leon Neto



CINEMÚSICA: Leon Neto é mestre em musicologia pela Universidade de Campbellsville e Doutorando em Pedagogia Vocal pela Universidade Shenandoah. Atualmente atua como professor no departamento de Louvor na Liberty University.
Este artigo foi lido 870 vezes.
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.